Design Editorial - mcm

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Design Gràfico
Design Editorial

Design de livros, design de revistas, infografia, design de catálogos ou brochuras,  são uma das áreas mais importantes da nossa actividade.A criação, paginação, tratamento de imagem e preparação para a área de pré-impressão é uma especialidade relevante.
Utilizamos softwares de grande produtividade, e qualidade no respeitante ao produto final:
-  de ilustração: Adobe Illustrator e Corel Draw,
- de tratamento de imagem:  Adobe Photoshop, Corel PhotoPaint
- de paginação: Adobe InDesign, Adobe PageMaker, Quarkxpress
Entregue-nos o seu projecto!


Paginação

Paginação (ou diagramação) é o ato de paginar  (diagramar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço  limitado da página que vai ser impressa ou outros meios.
É uma das  práticas principais do design gráfico, pois a paginação é  essencialmente design gráfico. Entre as diretrizes principais da  paginação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade.
A  paginação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros,  revistas, cartazes, sinalização websites, inclusive na televisão
Atualmente, um paginador também tem sido considerado, um designer gráfico. Mesmo assim a paginação não é uma atividade limitada a uma profissão específica. Em alguns cursos de biblioteconomia mais tradicionais, o designer gráfico é chamado apenas de paginador.
A paginação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico,  para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a  publicação. Na paginação, a habilidade ou conhecimento mais importante  é o uso da tipografia.
O conhecimento de pré-produção gráfica é manifestamente importante para a execuibilidade do projecto tipográfico.


Tratamento de Imagem

Tratamento de imagem é o ato de corrigir, retocar ou remover imperfeições, ou ainda ajustar a cor em uma imagem.
Num tratamento de imagem também pode haver remoção, troca ou  alterações de fundo e modificações de vários tipos para atender a  necessidade da utilização.
Fotos antigas podem ser recuperadas, recobrando suas características originais.
O mesmo pode ocorrer com filmes  ou imagens em movimento, que podem ser tratadas para recuperação ou  mesmo modificação.
O Ato de tratar uma imagem está ligado diretamente a  saída da mesma, seja uma impressão em gráfica ou uma foto o procedimento  final para fechamento do arquivo tratado é fazer os ajustes de acordo  com a sua reprodução.


Ilustração

Ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto.
Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração.
São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda.
Existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.
Em princípio, o que distingue a ilustração das histórias em quadrinhos é não descrever, necessariamente, uma narrativa sequencial, mas sintetizar ou caracterizar conceitos, situações, ações ou, até mesmo determinadas pessoas, como é o caso da caricatura.

 

+351 937 610 496

mcm.publicidade@gmail.com

www.mcm.litoralalentejano.net

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal